← Voltar Publicado em

Veja 05 dicas indispensáveis para planejar o enxoval de bebê pela Internet

A maternidade traz mudanças na vida de toda mulher e sua família, além de gerar várias dúvidas, como, por exemplo, planejar e adquirir o enxoval de bebê.

Nada pode ser mais tentador para as mamães do que sonhar com seus bebês enrolados em mantos quentinhos ou dormindo em berços confortáveis, não é mesmo?

Entretanto, o sonho pode trazer alguns desafios, como a escolha do melhor tecido, a procura por melhores preços e a aquisição da quantidade certa de peças para não faltar ou extrapolar.

Além disso, o dia a dia de muitas mulheres pode ficar ainda mais corrido devido a soma de tarefas acumuladas.

Felizmente, contamos com o avanço das lojas on-line que podem ser verdadeiras aliadas nos momentos mais atribulados.

Por isso, preparamos 05 dicas te ajudar a planejar o enxoval de bebê e fazer as compras pela Internet no conforto da sua casa:

Planeje o enxoval de bebê por categoria

Se você é mamãe de primeira viagem, é normal ter dúvidas sobre quais itens e em qual quantidade comprá-los para montar o tão sonhado enxoval de bebê.

Separar o que vai comprar por categoria vai ajudar você a planejar a lista completa com mais clareza e exatidão, além de deixar tudo mais organizado.

Consultar as mulheres da família ou amigas que já tiveram filhos é uma boa opção, mas o básico consiste em separar itens por vestimenta, alimentação, cama, higiene e banho.

Você pode criar mais categorias de acordo com sua preferência e necessidade.

Liste os itens do enxoval de bebê e a quantidade

Agora é hora de listar os itens de cada categoria do enxoval de bebê e avaliar a quantidade necessária.

Esse processo vai depender do seu orçamento e disponibilidade de tempo para navegar e fazer escolhas.

Ter os itens e quantidade anotados faz com que você tenha uma visão clara do que precisa e de quanto vai gastar, além de impedir que você compre duas vezes o que já adquiriu.

Para quem preocupa-se em gastar pouco, as empresas especializadas em produtos para os pequenos recomendam, em média, 01 protetor de colchão, 03 lençóis para berço, 04 lençóis de baixo (de preferência com elástico para não correr o risco de enrolar com a movimentação do bebê), 01 capa para carrinho, 03 mantas e 03 toalhas de banho para a categoria cama e banho, por exemplo.

Na categoria vestimenta, é importante se atentar em qual estação do ano o bebê virá ao mundo. O inverno, obviamente, pede roupas e acessórios mais quentes.

Mesmo que seu bebê venha no verão, é interessante ter no enxoval uma peça mais quente para aqueles dias que a temperatura cai drasticamente.

Priorize os tecidos não-sintéticos no enxoval de bebê

Escolher os tecidos adequados que irão compor o enxoval de bebê é fundamental para o conforto e saúde do recém-nascido.

Tecidos sintéticos, como o poliéster e a viscose, não absorvem a umidade natural do corpo e, por isso, podem causar irritações, assaduras e desconfortos.

Prefira as fibras naturais. O algodão, por exemplo, além de ser confortável e macio, é um tecido menos propenso a alergias e evita irritações na pele por ter a qualidade de absorver suor.

Mas é preciso cuidado na escolha de tecidos naturais como a lã, que pode irritar a pele sensível do bebê. Uma boa opção é escolher a lã antialérgica.

Estabeleça a forma de pagamento do enxoval de bebê

As lojas no padrão e-commerce geralmente possuem várias opções de compras para os clientes: cartão de débito ou crédito, boleto, além de pagamento à vista ou em parcelas.

É importante que a compra do enxoval de bebê seja uma experiência especial e que não traga dores de cabeça no futuro, por isso escolha a opção que seja mais flexível e que caiba no seu orçamento.

O enxoval de bebê merece sua atenção à reputação das lojas

Antigamente a propaganda boca a boca era o termômetro para a reputação de alguma loja.

Hoje em dia ainda é assim, mas as lojas eletrônicas contam com comentários virtuais dos clientes que já tiveram experiência de compra.

Avalie os comentários, filtre o que é pertinente e verifique a pontuação da loja, se pende mais para o positivo do que para o negativo.

Atente-se aos critérios de avaliação, como estado dos objetos, embalagem, prazo de entrega, atendimento e políticas de devolução ou cancelamento.

A maternidade sempre trará desafios, entretanto, planejar e adquirir o enxoval de bebê não precisa ser penoso como se imagina já que contamos com as facilidades das lojas eletrônicas e com as dicas acima para ajudar no planejamento.